Você sabe como preparar cimento? O material é um dos principais produtos colantes de piso e serve para o reboco de paredes.
Em outras palavras, o cimento é um pó fino com propriedades ligantes que endurece sob a ação da água e que, depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à água, não se decompõe mais.
Como é feito o cimento?
Ele, geralmente, é misturado a outros componentes, como a água, areia e pedras. Essa mistura dá origem ao concreto, a massa também popularmente chamada de cimento. Também é comum conhecerem o concreto por argamassa.
O cimento é formado basicamente por uma mistura de argila e calcário (rocha de carbonato de cálcio), que os fabricantes chamam de “farinha”. Essa mistura é levada ao forno a uma temperatura de 1450ºC, onde ficam até os dois elementos se fundirem.
O resultado são pequenas bolotas que recebem o nome de clínquer. Elas são acrescidas de gipsita (a matéria-prima do gesso) e, por fim, moídas até virarem pó.
Características
Esse pó cinza, que mudou a história da engenharia e da arquitetura, pode ser usado para construções, confecção de peças e até revestimentos.
Tipos de cimento
Existem aqueles tipos de cimento que se encaixam em vários tipos de construções, os que são indicados para obras com maior contato com a água e até o cimento branco.
Matérias-primas
As principais matérias-primas do cimento são: calcário, argila, óxidos de ferro e alumínio usados na produção do clínquer (material básico para a fabricação de cimento), gesso (gipsita) e argila pozolânica.
E aí, gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário aqui!