O acabamento do chão e paredes é fundamental para o equilíbrio estético da sua casa. O porcelanato já é um queridinho do brasileiro há diversos anos, mas mesmo assim, ainda temos algumas dúvidas sobre o material.
E é por isso, que hoje falaremos sobre a limpeza do porcelanato. Aproveite até o fim do artigo e descubra como limpá-lo no pós-obra e também no dia a dia. Boa leitura!
Pós-obra
Muitas pessoas não se importam, mas realizar a primeira limpeza do porcelanato e rejunte logo após o término da obra é fundamental para conseguir o melhor desempenho do material.
Essa limpeza, se for bem-feita, irá garantir o brilho do porcelanato, evitar manchas superficiais nos primeiros anos e ainda facilitará toda a faxina diária do revestimento.
Um adendo importante: espere a argamassa secar antes de realizar qualquer etapa da limpeza, pois isso pode danificar o rejunte. Outro detalhe, tome cuidado com o começo da higienização, porque ainda podem existir restos de materiais abrasivos na superfície do material.
O primeiro passo para a faxina que irá garantir a qualidade do seu porcelanato é usar uma esponja umedecida com água para limpar o revestimento por completo.
Após limpar o revestimento de forma integral, utilize um produto especializado de limpeza pós-obra. Existem diversas opções no mercado, inclusive dentro de lojas grandes de materiais de construção. O produto servirá como uma solução extra para remover as manchas por conta da obra.
Se, eventualmente, aparecerem machas no revestimento, o produto pode ser utilizado como último recurso.
Se o porcelanato estiver manchado com respingos de tinta, use um solvente orgânico ou o Thinner. O único cuidado necessário é o tempo que o produto fica sobre o revestimento. Faça testes em áreas menores antes de usá-lo de forma ativa.
Dia a dia
A beleza e o brilho do seu material serão efetivos se a limpeza cotidiana for bem-feita. A limpeza diária do seu porcelanato pode ser bem simples e eficiente se você seguir o nosso passo a passo a seguir:
- Dilua uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro em cinco litros de água.
- Após, varra o piso com uma vassoura. Cuidado para não arranhar o piso.
- Passe um pano de chão úmido;
- Por último, seque o piso com um pano seco, assim você evitará manchas.
Outras dicas para a limpeza do seu porcelanato são:
Não utilize palha de aço ou produtos que podem riscar e tirar o brilho do porcelanato.
Se a sujeira se manter no piso mesmo com o nosso passo a passo, deixe essa solução passada agir mais tempo no material e em seguida esfregue-o com algum produto que não risque o porcelanato;
Esperamos que tenha gostado do conteúdo!
Para comprar porcelanatos com o melhor da qualidade e variedade, conte com a Roschel. Acesse o link e conheça mais sobre os nossos produtos!