Saber qual é o melhor material para ser usado no acabamento do piso, parede ou móveis de sua casa ou escritório é sempre uma tarefa difícil. São diversas opções no mercado, é possível encontrar preços diferentes, materiais, tamanhos da peça, revestimentos etc.
É por isso que estamos aqui, para tentar facilitar um pouco ou ajudar seu entendimento sobre materiais para o acabamento do seu imóvel. Hoje, falaremos mais sobre o porcelanato. Produto não tão usado aqui no Brasil, mas que possui uma versatilidade enorme em diversos pontos, inclusive nos tipos de porcelanato.
Porcelanato
Com uma tecnologia e estrutura moderna, o piso de porcelanato é feito a partir de um revestimento cerâmico muito resistente, obtido por meio de matérias-primas de alta qualidade e pureza.
Seu uso não é tão recorrente no Brasil, mas suas vantagens o fazem uma ótima opção para quem busca custo-benefício, durabilidade, versatilidade sem perder qualidade ou beleza.
Existem vários tipos diferentes de pisos de porcelanato e sua diversidade faz com que sejam ideais para qualquer tema ou textura propostos. Para você conhecer um pouco mais vamos falar sobre os principais tipos de porcelanato: O de madeira, polido e de esmalte.
Porcelanato de madeira
Imagine ter a beleza de um piso amadeirado com a durabilidade, proteção e custo mais baixo, isso é possível com o porcelanato que imita a madeira. Esse revestimento tem todas as qualidades do porcelanato comum, mas ainda traz uma estética perfeita de linhas da madeira, além de trazer uma textura bem parecida com o chão amadeirado.
Sua realidade é muito bem feita, com linhas diferentes em cada peça e tons um pouco divergentes, a visão geral do acabamento fica muito bem feita.
A durabilidade e resistência do porcelanato ainda se mantém nessa versão. Sua alta resistência a água, temperaturas altas, riscos e quebras conciliada a capacidade de limpar facilmente o porcelanato, tornam esse material perfeito para quem acaba fazendo muita bagunça.
Outro ponto bem legal do porcelanato que imita a madeira é a sustentabilidade. Se você é uma pessoa que se importa com o planeta e desmatamento, esse piso vai ser perfeito para sua casa e também vai ajudar a não ter que derrubar árvores para colocar nos seus acabamentos.
As desvantagens desse piso estão na sua capacidade de proteção térmica e acústica. Em imóveis e cidades mais frias, o sentimento de piso frio é bem perceptível e além disso, o som reverbera mais nos ambientes fechados devida a baixa absorção acústica.
Porcelanato polido
O porcelanato polido é um tipo de material que dá foco ao brilho e beleza em detrimento da proteção e integridade do piso.
Os porcelanatos polidos são feitos a partir de uma massa única sem adição de esmaltes ou cores na superfície. Após serem produzidos, recebem um polimento e uma camada protetora, responsáveis por providenciar o brilho intenso que é a marca registrada desse tipo de revestimento.
As principais características desse tipo de revestimento são o seu brilho intenso, elegância e sensação de transformar o espaço em algo maior do que ele realmente é. É recomendável que essas peças sejam usadas em ambientes internos e secos, como salas, por conta da sua desvantagem, que será comentada a seguir.
Por ser polido, a superfície possui buracos muito pequenos, que por conta de líquidos podem vir a manchar. Áreas que possuem muita sujeira, óleo, tinta, líquidos com muito corante etc, não são recomendadas a terem esse tipo de piso. Por serem escorregadios, também não seria muito interessante usá-los em áreas mais molhadas, como banheiros.
Porcelanato de esmalte
O porcelanato esmaltado é outro tipo de porcelanato e seu processo de fabricação é um pouco diferente.
Esse tipo de revestimento preza mais a resistência do que o brilho e a beleza. Devido a camada neutra de esmalte inserida na sua superfície, esse revestimento se torna mais resistente a manchas e sujeiras que eventualmente podem entrar em contato com o material.
Ele é extremamente versátil. Pode ter diversas estampas, cores, texturas e além de tudo podem ser usados em diversos ambientes, sejam externos ou internos, secos ou molhados. Como se não fosse suficiente, você pode utilizá-lo como acabamento para paredes e móveis.
As suas desvantagens são que em certos modelos há uma baixa resistência a circulação de pessoas, por isso é preciso verificar o PEI do modelo para garantir sua resistência e também o seu custo um pouco elevado.
Obrigado por ler até aqui, esperamos que tenha te ajudado! Para mais conteúdos, veja outros posts do blog e se precisar da Roschel, estamos aqui para ajudar!