Tem alguns materiais que te acompanham em todas as obras e trabalhos, o parafuso é um deles! Mas, mesmo sendo extremamente conhecido, o parafuso possui diversos tipos e classificações que as pessoas nem imaginam.
E é por isso, que hoje, falaremos sobre eles e seus tipos mais comuns ao serem utilizados. Boa leitura!
O que é um parafuso?
Para começar, achamos legal dar uma explicação mais técnica sobre os parafusos para você entender mais à frente suas diferenças conforme as classificações.
Os parafusos são definidos como elementos de fixação, usados na junção de peças de forma não permanente. Ou seja, as peças unidas podem ser juntadas e desmontadas com a mesma facilidade, só é preciso que os parafusos que unem as peças sejam apertados ou desapertados.
De forma rápida e simples, o parafuso possui duas partes: A cabeça e o corpo. Os vários parafusos que existem são diferenciados pela forma que tem a sua rosca, cabeça, haste ou o seu tipo de acionamento.
O seu corpo pode ser cônico ou cilíndrico, completamente ou parcialmente roscado. E sua cabeça tem diversos formatos disponíveis, inclusive sem cabeça presente.
Essa enorme quantidade de variações de cabeça, corpo e ponta permite que sejam feitas algumas classificações conforme a função dos parafusos. Agora, veja a classificação dos parafusos.
Parafusos passantes
Esse tipo de parafuso atravessa dos dois lados as peças que vão ser juntadas, passando de forma livre através dos furos. Muitas vezes, eles precisam ser acompanhados além das porcas, por arruelas e contraporcas.
Parafusos não passantes
São parafusos com um furo roscado em alguma das peças a serem juntadas ao invés de utilizar porcas,
Parafusos de pressão
A pressão é o mecanismo utilizado para fixar esses parafusos. As pontas dos parafusos fazem pressão contra a peça e isso as mantém unidas.
Parafusos prisioneiros
Os parafusos prisioneiros possuem rosca em ambos os lados e não tem cabeça. São muito utilizados em peças que são montadas e desmontadas de forma frequente.
As roscas desses parafusos podem ter sentidos opostos e para sua instalação é necessária uma ferramenta especial.
Sem essa ferramenta o trabalho fica mais difícil, mas não impossível. Se você conseguir criar um apoio com duas porcas estabelecidas em uma das extremidades do parafuso isso vai dar conta.
E por hoje é só, esperamos que tenha curtido o assunto!
Se você precisa de um aliado na hora de adquirir os seus materiais de construção e tudo para sua casa, dê um voto de confiança para a Roschel. Nós procuramos vender os materiais mais qualificados para que sua obra fique incrível. Acesse o link e confira nosso site!